#festivalaproximate

Licenciado em História, mestre e doutor em Ciência da Informação. 

Desde 2010 é Técnico Superior na VALSOUSA - Associação de Municípios do Vale do Sousa, exercendo funções no Serviço Educativo da Rota do Românico.

Autor de contos infanto-juvenis.

Joaquim Luís Costa

Responsável pelo Serviço Educativo da Rota do Românico

CONFERÊNCIA

DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL 

ORADORES E MODERADORES

Andreia Dias
Fundação Calouste Gulbenkian

Achou que iria ser artista plástica mas sempre soube que o que queria era comunicar, aprender e ensinar. Seguiu artes plásticas, que cruzou com a dança. Licenciou-se em pintura, foi mestranda em ensino das artes visuais e durante vários anos foi professora, formadora e mediadora cultural, misturando na sua vida a educação formal com a não formal.
Foi no museu que encontrou a sua casa e elegeu a educação museal como seu habitat.
Trabalha na Fundação Calouste Gulbenkian onde é responsável pela área da Educação- Escolas e Outras Instituições Educativas do Museu Gulbenkian.
Gosta de partilhar e divulgar o trabalho que desenvolve e tem por isso participado em diversas conferências, com artigos publicados.
Convicta do que faz, gosta de desafios e considera que tem a sorte e o privilégio de fazer parte de uma equipa de pessoas extraordinárias, criativas, dedicadas e activas, que transformam a realidade diariamente.

 
 

Nathalie Ballan, Fundadora da Sair da Casca, Senior Partner

A Nathalie começou a desenhar o projeto da Sair da Casca em 1993, pouco depois ter chegado a Portugal. A Sair da Casca nasceu da convicção de que as empresas são o motor do desenvolvimento sustentável e que é preciso reforçar as suas ligações com a Sociedade para maximizar os seus impactos positivos, nomeadamente o seu contributo para a educação dos públicos mais novos. A génese da Sair da Casca foi a educação para sustentabilidade.

A Nathalie é responsável pelo desenvolvimento do negócio e internacionalização. Acompanha as temáticas da filantropia estratégica e do papel da educação para o crescimento económico e social. É Fellow da Fundação Rothschild para empreendedorismo social, acompanhando vários empreendedores sociais; membro ativo do GRACE em Portugal e do movimento Action Tank (França). É também secretária geral do Conselho económico da França em Portugal.

Nathalie Ballan

Sócia Fundadora da Sair da Casca

 
 

Nasceu em Lisboa em 1966. Estudou língua portuguesa e outras línguas que lhe interessaram, sobretudo pela possibilidade de ler livros no original. Nunca se cansou de ensinar durante 22 anos, mas percebeu que era mais interessante construir uma escola de raiz. Hoje dedica-se a gerir pessoas e projetos, a ler, a escrever e a pensar.

Ana Mira Vaz
Colégio Pedro Arrupe - Diretora Pedagógica

 

Fernando Moital

consultor de projectos nas áreas da Educação e do Ambiente

Foi 10 anos técnico de desenvolvimento onde criou/dinamizou projectos no Alentejo na área da Educação e Cidadania em escolas, lares, bibliotecas e acampamentos.

 

Entre 2003-2008 recorreu ao vídeo participativo para envolver as comunidades: encerramento de escolas, educação alimentar, envolvimento parental, interculturalidade e ambiente. Investigou e concebeu jogos, livros,sites, exposições e actividades para a infância. Em 2008 coordenou o Festival Andanças; 2009 foi Director da Estação Biológica do Garducho (Mourão); 2010 Coordenador operacional na Spira e 2010-12 Bolseiro de Investigação na Universidade de Évora. É, desde 2013, consultor nas áreas do ambiente, desenvolvimento rural e educação para diversas entidades. Dá-se bem com miúdos e, em regra, os miúdos dão-se bem com ele.

Cláudia Lobo
Visão Júnior – Directora

Cláudia Lobo é diretora da revista VISÃO Júnior, a única publicação de informação geral para crianças e jovens existente em Portugal. É também directora da VISÃO História, uma revista bimestral monotemática sobre temas históricos. Licenciada em Estudos Portugueses pela Universidade Nova, foi directora-adjunta da VISÃO durante 14 anos, revista da qual é agora redactora principal. Trabalhou também em televisão e rádio.

 

Nascida em Lisboa (1973). Tem a licenciatura em História, variante História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Começou por fazer investigação e ser monitora de Serviço Educativo em várias instituições. Entre 1999 e 2002 foi Adjunta para os Assuntos Culturais no Gabinete do Primeiro-Ministro Eng. António Guterres. A partir de 2002 trabalhou como monitora do Serviço Educativo do Museu Calouste Gulbenkian, até 2006. Nesse ano, entrou para a Câmara Municipal de Lisboa e ficou colocada como Técnica Superior de História no Arquivo Municipal de Lisboa, tendo colaborado na implementação do Serviço Educativo, até 2008. Entre 2009 e 2013, foi assessora do Diretor Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Francisco Motta Veiga e desde outubro de 2013, integrou novamente a equipa do Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa.

Filipa Ribeiro Ferreira

Arquivo Municipal de Lisboa - Serviço Educativo

 

Teresa Mourão

Direção-Geral do Património Cultural
Directora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação

Licenciada em História (variante de Arqueologia), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Mestre em Museologia e Património Cultural pela mesma Faculdade e Pós-Graduada em Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo pelo ISCTE/BUSINESS SCHOOL.
Iniciou o percurso profissional no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra (1997-2004), desempenhou funções de Assessora da Direção do IPPAR (2004-2007) e de técnica no Departamento de Inventário, Estudos e Divulgação do IGESPAR (2007-2012). 
É, desde 2016, Diretora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da Direção Geral do Património Cultural, tendo antes ocupado o cargo de Chefe de Divisão de Museus e Credenciação (2012-2016). Neste âmbito, é responsável, entre outras competências, pelo acompanhamento das atividades dos museus e palácios da DGPC, pela credenciação de museus e pela coordenação da Rede Portuguesa de Museus. Tem participado em encontros, projetos e grupos de trabalho internacionais sobre museus e museologia, é membro do Comité Assessor do Observatório Ibero-Americano de Museus em representação de Portugal e Gestora Nacional do Registo de Museus Ibero-Americanos.

 

Licenciada em Ciências da Comunicação. 

Na RDP/RTP desde 1996, ligada diretamente à Antena1 produzindo, realizando e apresentando múltiplos conteúdos, séries, programas de autor, voz off, emissões especiais e segmentos diários de programação.

A Vida dos Sons - co-auoria com Ana Aranha, Começar de Novo, Crónicas da Idade Mídia - com Ruben de Carvalho, 80 Anos de Rádio, O Mundo ao Ouvido, Sons de Abril e Anatomia do Crime - com Helena Matos, entre outros). 

Foi professora de jornalismo no ensino secundário, passou pela Euronews, em Lyon, apresentou o programa da manhã na TDM, em Macau, e fez assessoria de impresa nos 4os Jogos da Ásia Oriental.

Apresentou o Magazine da Universidade Aberta, na RTP2 e é a voz da Aranha na sátira de Luís Afonso "A Mosca", transmitida, diariamente, na Antena 1 e na RTP1. 

Responsável pela coordenação editorial, parcerias e gestão da equipa de produção da Rádio ZigZag, além de escrever, produzir e editar conteúdos infantis.

Iolanda Ferreira

Rádio Zig Zag

 

Catarina Valença Gonçalves

Spira - revitalização patrimonial – Directora

Doutorada em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (2008); tem um Diplôme des Hautes Études (3º ciclo) em Turismo pelo Institut de Recherche en Études Supérieures Touristiques da Universidade de Paris 1 – Panthéon Sorbonne (2006); é ainda Mestre em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2001) e Licenciada em História variante História da Arte pela Universidade Nova (1998). Tem, por fim, uma Pós-Graduação em Direito da Cultura e do Património Cultural na Faculdade Direito da Universidade de Lisboa (2010). Foi Investigadora Integrada do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2010-2013) e Professora Convidada na Pós-Graduação em Património e Projectos Culturais no ISCTE, Lisboa, no ano lectivo de 2010/2011. Depois de quase uma década de estudos e colaboração profissional com diferentes entidades públicas e privadas na área do património, fundou, em 2007, no Dia da Criança, a Spira – revitalização patrimonial Lda onde desempenha as funções de Directora-geral. Na área da gestão patrimonial e da História da Arte, tem apresentado diversos estudos sob a forma de livros, artigos e comunicações nacionais e internacionais, e coordenado parcerias institucionais. Foi membro do Conselho Consultivo do ICOMOS Portugal (2007-2008). Pertence à Direcção da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico-Social (2012-2014); é Vogal da Direcção da APECATE - Associação Portuguesa de Congressos, Empresas de Animação Turística e Eventos.

 

Na Rádio Pública desde 1985, com passagem também pelo projecto da Rádio Energia na década de 90, foi realizador e produtor de rádio desde há 3 décadas. Foi o Gestor de Programas da Antena 3 entre 1995 e 2001 e entre 2003 e 2005. Desde 2006 assumiu a responsabilidade da gestão das Novas Plataformas de Distribuição na rádio. Nessa função, tem na Rádio ZigZag a função de programador de conteúdos e a seu cargo a gestão de playlist. É desde 1997, o representante da RTP Rádio, no grupo Eurosonic da União Europeia de Radiodifusão, que reúne as diversas estações europeias de serviço público. É ainda há 30 anos comentador de Fórmula 1 e Ralis na rádio pública e fez o mesmo na RTP e SportTV.  

Jorge Alexandre Lopes

Rádio Zig Zag

Pedro Miguel Paiva
Sigma 3 – Produções Audiovisuais - Director de Produção e Conteúdos

Pedro Miguel Paiva é um autor e produtor de programas e formatos televisivos. Nasceu na Covilhã em Junho de 1973. Completou o 12.o ano na Esc. Sec. José Afonso - Seixal.
Fundou em 1994 com Ricardo Silva, Rui Unas e José Oliveira a Sigma 3 - Criação e Produção de Projectos Televisivos.
Em 1996, 31 de Março, vê estrear o seu primeiro projecto televisivo como profissional de TV: Alta Voltagem na RTP1 através da Sigma 3, produtora que até aos dias de hoje permanece no ar com programas de TV desde a data da sua fundação.
Hoje é Dir. de Produção TV nos programas produzidos pela Sigma 3, Realizador TV e Coordenador de emissão nos Festivais de Verão transmitidos pela SIC Radical desde 2001, como Rock In Rio, MEO SW; SBSR;
É também responsável pelo formato CC Casting que colocou no mercado televisivo uma longa lista de caras que actualmente preenchem os mais diversos formatos.
Desenvolve também para a empresa Sigma 3 projetos na área da publicidade e Brand Content para TV e Digital Media, produzindo anúncios e projectos publicitários para marcas como Opel, Endesa; EDP; Oreo; Pesca Nova; Compal; Barral; Lierac Paris; Tienda Animal; Oral B; Equivalenza; Deco Proteste; IWhite; Coca Cola.

 
 

Coordena o curso profissional de Técnico de Museografia e Gestão de Património Cultural da Escola Profissional de Arqueologia.
É Conservadora-restauradora com formação em Museologia e Peritagem em Arte.
Ao longo do seu percurso profissional concebeu projetos de intervenção e divulgação de património dos quais destaca: “Rostos e Memórias da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde”; “Beneméritos do Património do Bom Jesus”; “Arte Por São Cristóvão”, “Restauro na Basílica” e mais recentemente “Conversas nos Clérigos à Volta do Restauro”. Projectos estes com um forte envolvimento da comunidade local.
É formadora na área do património cultural desde 2001.
Colabora com a empresa Signinum, Gestão de Património Cultural desde 2002.

Ana Patrícia Ferreira
Escola Profissional de Arqueologia

Susana Nunes
Escola Profissional de Arqueologia

Licenciada em História, variante de Arqueologia (2000), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Mestre em Arqueologia Pré-histórica (2003) pela mesma instituição. Entre 2000 e 2012 dedicou-se à arqueologia de campo tendo dirigido e/ou co-dirigido mais de 50 intervenções de arqueologia preventiva, de diferentes tipologias e cronologias, para além de ter integrado a direcção cientifica de vários projectos de investigação. É, desde 2012 formadora na Escola Profissional de Arqueologia no âmbito do curso de Assistente de Arqueólogo, do qual é, desde 2015, coordenadora. Em parceria com outros formadores, envolvendo os alunos, desenvolve projectos na área da sensibilização e educação para o património arqueológico, em especial para o público escolar. Transmitir a paixão que tem pela arqueologia, em especial às crianças, é das coisas que mais gosta de fazer.

 
 

 

Spira - revitalização patrimonial © 2017

 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon