#festivalaproximate

O QUE É

DON HARVEY

CO-FOUNDER @

HARVEY GROUP

  • Grey Twitter Icon

Lessons From a Business Pioneer

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

 

Use this area to describe one of your services. You can change the title to the service you provide and use this text area to describe your service. Feel free to change the image.

 

1/4

O Festival

1/4

O Festival APROXIMA-TE! propõe trazer sons, expressões e toques ao usufruto do património e da cultura. Pretende apresentar um património “fixe de ser curtido”, que os miúdos inequivocamente abracem:

 

• Juntando, num só espaço, necessidades efectivas das escolas e dos educadores do ponto de vista da agregação e disponibilização de informação sobre a oferta educativa existente nesta área;

 

• Criando um espaço de discussão com casos internacionais que contribuam para a reflexão e a acção estratégica sobre o campo da educação patrimonial;

 

• Fazendo acompanhar estas valências de um momento de usufruto do património, de experimentação, de descoberta, de gozo, de entretenimento por parte das famílias e dos miúdos.

A Educação Patrimonial é a crença que é possível transmitir às crianças e aos jovens a dimensão profundamente instrutiva associada ao património, seja ele edificado, imaterial, natural, científico, artístico ou literário... No fundo, a tudo aquilo que caracteriza a identidade de um país e, consequentemente, o diferencia dos outros. É levar as crianças a perguntar. A questionar-se. A descobrir o que é a diversidade, tanto nas coisas como nas pessoas, compreendendo consequentemente o conceito de “pertença” ou, num discurso de matriz mais filosófica, de “Humanidade”: as crianças e os jovens pertencem de facto a um legado comum que é peça-chave na garantia da construção de um futuro melhor.

 

A Educação Patrimonial tem assim por objectivo estabelecer uma ponte sólida entre as crianças, os jovens e o património cultural herdado. O adjectivo “sólido” reporta não somente a construção desta relação mas, também, à sua sustentabilidade futura: importa que perdure, que seja regular, que seja partilhada, que cresça com disponibilidade para novos usufrutos, roupagens e utilizadores – “On ne connait que les choses que l’on apprivoise” nas palavras do Petit Prince de Saint-Exupéry.

O APROXIMA-TE! é um festival pioneiro que agrega, em 4 dias, a oferta existente no campo da educação patrimonial e artística, com acções dirigidas às famílias, escolas e profissionais do sector.

 

Spira - revitalização patrimonial © 2017

 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon