#festivalaproximate

As Actividades Culturais para Famílias acontecerão durante o fim-de-semana (25 e 26 de Novembro). Em diversos espaços do recinto, serão dimamizadas actividades e ateliers em permanência por expositores e parceiros do Festival.

CONHEÇA AQUI O PROGRAMA!

 

As actividades do Programa Cultural e as Actividades Culturais para Famílias estão sujeitas a inscrição prévia.

 

A inscrição deve ser validada presencialmente até 30 minutos antes do início da actividade ou no momento de aquisição do bilhete do Festival, junto das bilheteiras do Festival APROXIMA-TE! no Centro Cultural de Belém, sob pena da inscrição perder validade.

SÁBADO, 25 DE NOVEMBRO
DOMINGO, 26 DE NOVEMBRO

A participação das crianças nas actividades pressupõe o acompanhamento por parte de um adulto.

11h00 - 12h30

 

Visita orientada ao Centro de Arqueologia
de Lisboa

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

Público-alvo: famílias 

Local: Ponto de encontro no stand da Câmara Municipal
de Lisboa

Integrado na Câmara Municipal de Lisboa, o Centro de Arqueologia de Lisboa, constitui um recurso patrimonial que visa potenciar a História da cidade, salvaguardando a sua memória através dos inúmeros vestígios arqueológicos que jazem no seu subsolo. Aqui se guardam os objectos e os registos que diariamente são recuperados nas dezenas de intervenções arqueológicas que ocorrem no âmbito das múltiplas obras de construção e reabilitação, permitindo reconstituir o dia a dia das muitas gentes que habitaram neste território.

11h00-11h30

 

BALBUCIA 

ANIMATEATRO 

Público-alvo: famílias com crianças entre os 6 meses
e os 3 anos 

Local: Sobreiro 

O Sol ilumina BALBUCIA, de um lado da aldeia plantam e colhem vogais, do outro lavam e secam consoantes... É importante que o sol não desapareça, hum... como fazer com que brilhe sempre no mesmo lugar? Depois de muito pensar, descobrem que partilhando esta fonte de energia surge algo bem mais importante, a PALAVRA! Mais! Podemos até juntá-las, musicá-las, construir frases e amizades.

15h30 - 16h00

A menina dança 

CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES 

Público-alvo: a partir dos 6 anos

Local: Sobreiro 

A actividade “A menina dança?” é uma oficina de introdução às danças tradicionais portuguesas, que pretende sensibilizar para os costumes e tradições da região saloia. Pequena abordagem sobre o trajo saloio, o quotidiano e o lazer saloio com mostra de fotografias do início do século XX, introduzindo as danças tradicionais e a importância que os bailaricos tinham na vida das populações desta região.

14h30 - 15h15

 

Sr. Saltitão 

CENTRIFUGA 

Público-alvo: 4 aos 6 anos 

Local: Caravela 

Os materiais de desperdício  como os copos de plástico, lã, porcas e  elásticos, transformam-se num divertido brinquedo. Esta atividade permite entre outros aspectos conhecer e testar algumas propriedades físicas dos elásticos.

10h30 - 11h30 

 

Peddy-paper pela cidade fora

PELA CIDADE FORA (EMEL)

Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 3 anos 

Local: Ponto de encontro junto ao stand da PELA CIDADE FORA (EMEL)

Vamos descobrir o património de Belém de uma forma muito divertida!!!

14h30 - 15h00

Afonso Henriques – o Conquistador

LISBOA STORY CENTRE 

Público-alvo: a partir dos 5 anos 

Local: Sobreiro 

Naqueles tempos muito antigos, um Conde quis ser Rei, e com a ajuda dos seus amigos reconquistou a cidade de Lisboa em 1147.

10h30 - 11h30

 

Aprender com os objectos – maleta pedagógica

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA 

Público-alvo: a partir dos 6 anos 

Local: Caravela 

Entre 5.500 e 3.000 a.C., o homem do Neolítico viveu na área da cidade de Lisboa. Nesta actividade, vamos descobrir e interagir com objectos do quotidiano dos nossos antepassados deste período  pré-histórico caracterizado pelo aparecimento dos primeiros instrumentos de  pedra polida, pela domesticação de animais e pelo desenvolvimento da cerâmica e da agricultura.

12h00 - 13h00 | 15h30 - 16h30

 

Atelier de pintura nos passarinhos 

PASSARINHOS DE PORTUGAL 

Público-alvo: a partir dos 3 anos 

Local: Caravela 

Vamos pôr as mãos-na-massa e pintar Apitos d’Água, um instrumento musical em barro que data do século XVII. Vamos pintar o nosso passarinho e depois, é só encher com água e soprar... para cantar como um passarinho.

 

Observação: actividade livre, para quem desejar comprar o apito, este tem o custo de 5,00€.

16h30 - 17h30

 

O Natal está a chegar... 

MUNDO PATRIMÓNIO 

Público-alvo: a partir dos 3 anos 

Local: Caravela 

O Natal está a chegar e temos de decorar a nossa casa, ter o calendário para contar os dias até àquela noite especial... tanta coisa, não há tempo a perder. Vem fazer os teus motivos natalícios lá para casa.

16h30 - 17h15

 

Concerto Guitarrar

CARLOS DAVID E MARISA SANTOS 

Público-alvo: 8 aos 12 anos

Local: Sobreiro 

A música é composta pela combinação de silêncios e sonos, que variam consoante a sua altura, duração, intensidade e timbre, e que se associam ao ritmo. Vamos explorar a guitarra... vem tocar connosco!

10h30 - 11h00

 

Os corvos de Lisboa 

LISBOA STORY CENTRE

Público-alvo: a partir dos 5 anos 

Local: Sobreiro 

Nesta lenda se conta porque dois fortes corvos foram guardas atentos de uma frágil barca que, por mar, viajou desde o Cabo de S. Vicente até Lisboa, no tempo em que já reinava D. Afonso Henriques.

11h00 - 11h45

 

Spinner 

CENTRIFUGA 

Público-alvo: 7 aos 12 anos

Local: Caravela 

Cartão, anilhas metálicas e outros materiais transforma-se num brinquedo repleto de ciência.

15h00 - 16h00

 

Aprender com os objectos – maleta pedagógica

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA 

Público-alvo: a partir dos 6 anos 

Local: Caravela 

Entre 5.500 e 3.000 a.C., o homem do Neolítico viveu na área da cidade de Lisboa. Nesta actividade, vamos descobrir e interagir com objectos do quotidiano dos nossos antepassados deste período  pré-histórico caracterizado pelo aparecimento dos primeiros instrumentos de  pedra polida, pela domesticação de animais e pelo  desenvolvimento da cerâmica e da agricultura.

10h30 - 11h30

 

Atelier Pãotrimónio 

MUNDO PATRIMÓNIO 

Público-alvo: a partir dos 3 anos

Local: Sobreiro 

O que é para ti um bom pão? Depois de conhecer os vários tipos de pão, é com massa de moldar que vamos fazer o nosso pãotrimónio.

12h30 - 13h30

 

O Natal está a chegar... 

MUNDO PATRIMÓNIO 

Público-alvo: a partir dos 3 anos 

Local: Caravela 

O Natal está a chegar e temos de decorar a nossa casa, ter o calendário para contar os dias até àquela noite especial... tanta coisa, não há tempo a perder. Vem fazer os teus motivos natalícios lá para casa.

EM PERMANÊNCIA NOS 4 DIAS DO FESTIVAL APROXIMA-TE!

Exposição A Nossa Escola 

Projecto de Educação Patrimonial realizado em parceria
com a Câmara Municipal de Lisboa e a Spira – revitalização patrimonial

Quantos anos tem a nossa escola? Quantos anos teria hoje o primeiro aluno desta escola? Como era a nossa escola nessa altura? Tinha computadores? Como era o jardim? Ao que brincavam os meninos? E as meninas? O que havia aqui antes de ser uma escola? Como é que a minha escola mudou o meu bairro?E quem estudou aqui, quem se sentou nesta carteira? O Cristiano Ronaldo? O Presidente da República? Ou algum cantor...E no futuro, quem se sentará nesta cadeira? E eu, onde estarei? E os meus filhos, estarão nesta escola? Se ela ainda existir....

Elétrico 25 – viagem pelo património
numa experiência de realidade virtual

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA 

A contemporaneidade coloca desafios fundamentais ao património cultural. No período que atravessamos, em constante e rápida mudança, a informação disponível cresce exponencialmente e as tecnologias apresentam-se como veículos de compreensão da realidade, incentivadoras de um melhor conhecimento da história e do património.  A presença da Câmara Municipal de Lisboa | Direção Municipal de Cultura no Festival Aproxima-te tem como objetivo sensibilizar para a salvaguarda do património histórico e cultural da cidade de Lisboa, promovendo o conhecimento e o respeito pela herança recebida e um maior envolvimento de públicos através da realidade das novas tecnologias.

15h30 - 16h30

 

Do Graffiti à Pintura Rupestre

MUNDO PATRIMÓNIO 

Público-alvo: a partir dos 4 anos

Local: Caravela 

Desde sempre que o Homem pinta as paredes!

Hoje em dia usamos latas de spray, mas na pré-história, a técnica era diferente! Queres experimentar gravar a tua mão num mural? Da Pintura Rupestre, entramos numa máquina do

tempo e voamos até à época da Arte Urbana... Sabes o que é a Arte Urbana? O que são TAGS e stencils? Vem daí aprender connosco tudo sobre estas técnicas.

10h00 - 11h00

Oficina de Mosaicos 


ESCOLA PROFISSIONAL DE ARQUEOLOGIA 

Público-alvo: 6 aos 15 anos 
Local: Chocalho 

Os participantes recriam a técnica romana do mosaico. Com base nas técnicas, materiais, motivos e organização das composições geométricas, serão abordadas questões relacionadas com a vida doméstica e quotidiana romana.

11h00 - 11h45 

 

A árvore dos patrimónios 

SUSANA BICHO 

Público-alvo: 5 aos 12 anos 

Local: Chocalho 

Única e sedutora, a Árvore dos Patrimónios desafia-nos a reflectir, partilhar e preencher criativamente as suas folhas à medida que descobrimos os muitos patrimónios que habitam à nossa volta e o modo como geram emoções, atitudes e identidades e inspiram as nossas vidas. Mas é preciso cuidar dela para a ver crescer connosco e dar frutos...

12h00 - 13h00

Arqueólogo por um dia

ESCOLA PROFISSIONAL DE ARQUEOLOGIA 

Público-alvo: 8 aos 15 anos 
Local: Caravela 

Escavação simulada e interpretação do registo arqueológico. Em «áreas de sondagem arqueológica» portáteis são recriados contextos arqueológicos de diferentes épocas, de modo a permitir reconstituir as acções das pessoas do passado.

14h00 - 14h30

 

Captar um instante

MUNDO PATRIMÓNIO 

Público-alvo: toda a família

Local: Chocalho 

As imagens fotográficas captadas através de uma Polaroid são provas única. Esta actividade tem como objectivo mostrar que, tal como acontecia com os daguerreótipos, as provas obtidas pelo uso de Polaroid são irreprodutíveis. Este tipo de documento insere-se num universo de consumo de imagens muito distinto do que se vive atualmente.

15h00 - 16h00

 

Dança para todos

DANCE FACTORY STUDIOS

Público-alvo: 6 aos 15 anos

Local: Chocalho 

Vamos aprender todo o tipo de dança, desde as danças mais sociais, como a salsa, latinos, kizomba... às danças clássicas, e claro, aquela que faz-nos a delícias: o Hip-Hop e Break Dance.

17h30 às 18h30

 

Toca a Construir

CARLOS DAVID E MARISA SANTOS 

Público-alvo: 8 aos 12 anos

Local: Caravela 

Através do uso de materiais do dia-a-dia, como garrafas, lápis, elásticos, caixas de cartão, podemos construir instrumentos musicais. A partir desta actividade as crianças são sensibilizadas para a sustentabilidade, com a reutilização de materiais, tomam consciência da forma física dos instrumentos e desenvolvem as suas capacidades criativas.

17h00 - 18h00

 

Quando for grande quero ser... ACTOR! 

MUNDO PATRIMÓNIO, COM ANIMATEATRO 

Público-alvo: famílias

Local: Chocalho 

Todas as crianças têm um fascínio por “ser crescido...” Adoram brincar ao faz de conta, aos pais e às mães, saber tudo sobre as profissões, visitar os locais de trabalho, conhecer os “bastidores”. Queremos trazer este imaginário para o Festival APROXIMA-TE! convidando personalidades reconhecidas de áreas profissionais distintas – jornalista, bombeiro/ polícia, piloto de avião, médico, actor, etc. Assim, as crianças terão oportunidade de contactar, de forma directa, com estes profissionais, conhecer as suas histórias e funções...

18h00 - 19h00

 

Notas Patrimoniais, concerto comentado

CARLOS DAVID 

Público-alvo: famílias

Local: Sobreiro 

A música é uma forma de comunicação e de expressão artística e cultural, afirmando-se como Património Cultural Imaterial. A guitarra torna-se num instrumento para a execução de melodias, harmonias e ritmos, que constituem peças sonoras, associadas a um tempo e a uma comunidade. Com a música vamos descobrir os fragmentos da identidade colectiva tocados por uma guitarra!

11h30 - 12h30

Arqueólogo por um dia

ESCOLA PROFISSIONAL DE ARQUEOLOGIA 

Público-alvo: 8 aos 15 anos 
Local: Chocalho 

Escavação simulada e interpretação do registo arqueológico. Em «áreas de sondagem arqueológica» portáteis são recriados contextos arqueológicos de diferentes épocas, de modo a permitir reconstituir as acções das pessoas do passado.

12h00 - 13h00

Constrói a tua câmara... 

MUNDO PATRIMÓNIO 

Público-alvo: a partir dos 4 anos

Local: Sobreiro 

Construção de câmaras fotográficas em cartão e cartolina com saída de fotografias, como se fosse um rolo mas de positivos. As crianças podem puxar esse rolo e ver fotografias da sua família. Trata-se então de uma espécie de moldura interactiva.

14h00 - 14h30

 

Captar um instante

MUNDO PATRIMÓNIO 

Público-alvo: toda a família

Local: Chocalho 

As imagens fotográficas captadas através de uma Polaroid são provas única. Esta actividade tem como objectivo mostrar que, tal como acontecia com os daguerreótipos, as provas obtidas pelo uso de Polaroid são irreprodutíveis. Este tipo de documento insere-se num universo de consumo de imagens muito distinto do que se vive atualmente.

14h30 - 15h30

 

Memórias guardadas

MUNDO PATRIMÓNIO 

Público-alvo: 8 aos 12 anos

Local: Chocalho 

Breve análise do suporte físico da fotografia e do tema representado, partindo sempre da realidade digital que as crianças vivem hoje. A realização de envelopes de armazenamento para fotografias, promovendo o contacto com a dimensão tangível destes documentos.

14h30 - 16h00

 

Heróis dos Mares

LITTLE LISBON 

Público-alvo: famílias com crianças entre os 6 e 12 anos 

Ponto de encontro no stand da Little Lisbon 

Neste passeio por Belém, vamos saber mais sobre os Descobrimentos Portugueses, descobrir como era esta zona da cidade há 500 atrás e desvendar algumas histórias e curiosidades, passando pelo Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiros dos Jerónimos e a zona antiga deste bairro. Vamos falar dos nossos heróis do mar, rinocerontes, especiarias e, claro, de pastéis de nata!

15h30 - 16h15

 

Concerto Guitarrar

CARLOS DAVID E MARISA SANTOS 

Público-alvo: 8 aos 12 anos

Local: Sobreiro 

A música é composta pela combinação de silêncios e sonos, que variam consoante a sua altura, duração, intensidade e timbre, e que se associam ao ritmo. Vamos explorar a guitarra... vem tocar connosco!

16h00 - 17h00

 

Dança para todos

DANCE FACTORY STUDIOS

Público-alvo: 6 aos 15 anos

Local: Chocalho 

Vamos aprender todo o tipo de dança, desde as danças mais sociais, como a salsa, latinos, kizomba... às danças clássicas, e claro, aquela que faz-nos a delícias: o Hip-Hop e Break Dance.

16h30 - 17h30

 

Do Graffiti à Pintura Rupestre

MUNDO PATRIMÓNIO 

Público-alvo: a partir dos 4 anos

Local: Sobreiro 

Desde sempre que o Homem pinta as paredes!

Hoje em dia usamos latas de spray, mas na pré-história, a técnica era diferente! Queres experimentar gravar a tua mão num mural? Da Pintura Rupestre, entramos numa máquina do

tempo e voamos até à época da Arte Urbana... Sabes o que é a Arte Urbana? O que são TAGS e stencils? Vem daí aprender connosco tudo sobre estas técnicas.

16h30 - 17h30

 

Toca a Construir

CARLOS DAVID E MARISA SANTOS 

Público-alvo: 8 aos 12 anos

Local: Caravela 

Através do uso de materiais do dia-a-dia, como garrafas, lápis, elásticos, caixas de cartão, podemos construir instrumentos musicais. A partir desta actividade as crianças são sensibilizadas para a sustentabilidade, com a reutilização de materiais, tomam consciência da forma física dos instrumentos e desenvolvem as suas capacidades criativas.

17h00 às 18h00

 

Quando for grande quero ser... MÚSICO! 

MUNDO PATRIMÓNIO, COM CARLOS DAVID

Público-alvo: famílias

Local: Chocalho 

Todas as crianças têm um fascínio por “ser crescido...” Adoram brincar ao faz de conta, aos pais e às mães, saber tudo sobre as profissões, visitar os locais de trabalho, conhecer os “bastidores”. Queremos trazer este imaginário para o Festival APROXIMA-TE! convidando personalidades reconhecidas de áreas profissionais distintas – jornalista, bombeiro/ polícia, piloto de avião, médico, actor, etc. Assim, as crianças terão oportunidade de contactar, de forma directa, com estes profissionais, conhecer as suas histórias e funções...

Exposição Chocalhos do Alentejo

CHOCALHOS PARDALINHO, ALCÁÇOVAS

A arte de fazer chocalhos resulta do encontro milenar entre as antigas artes do fogo” – dos caldeiros e ferreiros -, com a arte musical. Cada chocalho é o produto de um trabalho manual de moldar uma chapa de ferro, do caldeamento em cobre através da passagem pelo forno e da sua afinação.


Exposição com exemplares únicos de chocalhos de Alcáçovas.

Quinta-feira e sexta-feira
 

Programa património

RÁDIO ZIG ZAG

A Rádio Zig Zag é uma viagem ao mundo dos sons. Para ouvir, imaginar e descobrir!

Uma rádio feita para crianças e com crianças, dos 5 aos 9 anos, onde a magia não tem limites!  Na rádio Zig Zag, os livros ganham vida, os desenhos animados vêem-se até de olhos fechados! Há feras do jardim zoológico a entrar nos auscultadores, tubos de ensaio a explodir, dinossauros a invadir smartphones, tablets e computadores. Há super-heróis, escolas de vilões, reis, rainhas, elfos, duendes, unicórnios e minotauros. Inventamos casas que voam e máquinas de teletransporte. Falamos de novas tecnologias. Estão preparados?

Que comece a aventura!

 

É só brincadeira!!!

JOGOS TRADICIONAIS

Neste espaço encontras vários jogos tradicionais... Os jogos tradicionais portugueses são uma peça fundamental da nossa identidade porque relatam a história e cultura do nosso país. Vem descobri-los connosco!

14h30 - 15h30

 

Visita orientada e atelier / workshop:
A Mumificação

MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA 

Público-alvo: famílias 

Local: ponto de encontro junto ao stand do MNA

Sabias que no Egito dos faraós também se mumificavam animais? Hoje vamos decorar uma múmia de falcão.

11h00 - 12h30

 

Visita orientada e atelier / workshop:
Mil tesselas. Um mosaico

MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA 

Público-alvo: famílias 

Local: ponto de encontro junto ao stand do MNA 

O que são mosaicos? E para que é que os romanos os usavam? Para o descobrir nada melhor que sermos “mosaístas”!

12h30 às 13h30

 

Atelier Pãotrimónio 

MUNDO PATRIMÓNIO 

Público-alvo: a partir dos 3 anos 

Local: Sobreiro 

O que é para ti um bom pão? Depois de conhecer os vários tipos de pão, é com massa de moldar que vamos fazer o nosso pãotrimónio.

11h00 - 12h00 | 14h00 - 15h00

 

Atelier de pintura nos passarinhos 

PASSARINHOS DE PORTUGAL 

Público-alvo: a partir dos 3 anos 

Local: Chocalho 

Vamos pôr as mãos-na-massa e pintar Apitos d’Água, um instrumento musical em barro que data do século XVII. Vamos pintar o nosso passarinho e depois, é só encher com água e soprar... para cantar como um passarinho.

 

Observação: actividade livre, para quem desejar comprar o apito, este tem o custo de 5,00€.

Exposição Pãotrimónio 

TERRAS DENTRO 

Realizada no âmbito do projecto Qualificação do Pão Alentejano, promovido pela TERRAS DENTRO - Associação para o Desenvolvimento Integrado em parceria com a TURISMO DO Alentejo - E.R.T. Será o pão todo igual, haverá diferenças de região para região? Vem deixar a tua opinipão junto à exposição.

ACTIVIDADES CULTURAIS

PARA FAMÍLIAS

 

Spira - revitalização patrimonial © 2017

 

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon